Gerenciamento de Projetos - Planejamento
- Gilberto Ponsoni Filho
- 3 de nov. de 2021
- 3 min de leitura
Atualizado: 4 de nov. de 2021

Gerenciamento é um processo preocupado com o cumprimento de metas ou objetivos. O gerenciamento de projetos envolve a coordenação de atividades de grupo em que o gerente planeja, organiza, aloca, dirige e controla para atingir um objetivo com restrições de tempo, custo e recursos. Também pode-se dizer que o gerenciamento de projetos é uma mistura de arte e ciência: a arte de fazer as coisas por meio de pessoas em grupos formalmente organizados; e a ciência de lidar com grandes quantidades de dados para planejar e controlar de modo que a duração e o custo do projeto sejam equilibrados e as demandas excessivas e perturbadoras de recursos escassos sejam evitadas.
A definição mais acadêmica de um Projeto, e descrita no PMBOK®, é a de um esforço temporário empreendido para alcançar um objetivo específico. Projetos são executados por pessoas, geralmente têm limitações de recursos e são planejados, executados e controlados. Objetivamente podemos dizer que os projetos diferem dos processos ou operações porque estes são contínuos repetitivos, enquanto os projetos têm caráter temporário e único. Temporário porque todo projeto tem início e fim definidos. Único porque o produto ou serviço é, de algum modo, diferente de todos os produtos e serviços, ainda que da mesma área ou semelhantes. Os projetos podem envolver procedimentos de rotina, como o fechamento mensal dos livros contábeis. Nesse caso, as técnicas de planejamento de rede são úteis para análise detalhada e otimização do plano operacional. Consequentemente, para cumprir a meta ou objetivo do projeto, o gerente deve planejar e programar, em grande parte, com base em sua experiência com projetos semelhantes, aplicando seu julgamento às condições particulares do projeto em questão. Durante o curso do projeto, ele deve replanejar e reprogramar devido ao progresso inesperado, atrasos ou condições gerais
Até o advento dos métodos do caminho crítico, não havia um procedimento formal geralmente aceito para auxiliar no gerenciamento de projetos. Cada gerente tinha seu próprio esquema, que frequentemente envolvia o uso de gráficos de barras - uma ferramenta útil no gerenciamento da produção, mas inadequada para os complexos interrelacionamentos associados ao gerenciamento de projetos. O desenvolvimento, no final dos anos 50, de métodos de planejamento baseados em rede, forneceu a base para uma abordagem mais formal e geral em direção a uma disciplina de gerenciamento de projetos. Os métodos do caminho crítico envolvem uma representação gráfica das inter-relações entre os elementos de um projeto e um procedimento aritmético que identifica a importância relativa de cada elemento no cronograma geral.
Desde o seu desenvolvimento, os métodos do caminho crítico têm sido aplicados com notável sucesso a programas de pesquisa e desenvolvimento, todos os tipos de trabalho de construção, manutenção e instalação de equipamentos, introdução de novos produtos, desenvolvimento dos sistemas de transportes, implantação de sistemas de energia, planejamento estratégico de longo prazo, desenvolvimento de sistemas de informação, planejamento de produção, planejamento de emergências, condução de campanhas políticas, cirurgias complexas e até mesmo produção de filmes.
Em todos esses projetos, a gerência se preocupa em desenvolver um bom plano (ou pelo menos viável) das atividades que compõem o projeto, incluindo uma especificação de suas interrelações. Além disso, a administração está interessada em programar essas atividades em um intervalo de tempo aceitável, considerando a mão de obra e outros recursos necessários para realizar o programa à medida que avança no tempo.
O gerente de projeto também está preocupado em monitorar o gasto de tempo e dinheiro na execução do cronograma, bem como a qualidade ou desempenho do produto resultante. Em sua maior parte, os métodos do caminho crítico se concentraram no parâmetro de tempo e, em menor extensão, no parâmetro de custo. O parâmetro de desempenho é um problema muito mais difícil e variado, e será tratado em outro post quando falaremos das Curvas S.
Comments